O movimento Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer de mama.
Desde os anos 90, acontecem ações voltadas à luta contra a doença no mês de outubro, tais como: enfeitar ruas e praças com laços rosa, iluminam monumentos com a cor, eventos de conscientização como corridas, cursos e mutirões para a realização de exames de controles tradicionais, como a mamografia e o autoexame, que também é fundamental para mulheres de todas as idades. Outubro tornou-se o mês nacional de prevenção do câncer de mama nos Estados Unidos e com o tempo vários países adotaram a idéia.
Nesse mesmo período o CEPARH promove palestras a nível interno e externo de forma esclarecedora sobre a prevenção do câncer de mama, conscientizando os funcionários e fazendo mamografia nas funcionárias gratuitamente.
Ressaltamos que a prevenção deve continuar ao longo de todo ano e não somente em outubro, principalmente para desmistificar a doença e notando qualquer sinal estranho, como caroços, nódulos, secreções, mamas avermelhadas ou com textura anormal, a mulher tenha condições de procurar um serviço especializado o mais breve possível e iniciar seu tratamento.