Pesquisa Clínica

Pesquisa Clínica, Ensaio Clínico ou Estudo Clínico são termos utilizados para denominar um processo de investigação científica em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) e/ ou identificar reações adversas ao produto(s) em investigação com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia.

Quando a pesquisa clinica envolve o estudo de medicamentos ou procedimentos diagnósticos, ela deve ser classificada por fases. No CEPARH, atualmente, são realizados estudos de fase II e III, desenvolvendo novos anticoncepcionais femininos e masculinos, medicamentos para tratamento de patologias do sistema reprodutivo, tratamento de monopausa e andropausa, aperfeiçoamento de métodos cirúrgicos e introdução de novos métodos diagnósticos. Visando ao final o bem estar do paciente, trazendo a eles mais benefícios no tratamento.

O departamento de Pesquisa Clínica conta com uma equipe multidisciplinar, experiente em coordenar estudos multicêntricos nacionais e internacionais.

Áreas em que já houve pesquisas no CEPARH: