Planejamento Familiar

O serviço de Planejamento Familiar do CEPARH funciona de segunda a sexta, a partir das 07:00h. São oferecidos, dentre outros, os seguintes métodos contraceptivos:

DIU

O DIU, ou Dispositivo Intra Uterino, é um contraceptivo de barreira, temporário, que é inserido no útero. Ele age impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo, evitando a gravidez. O DIU tem a durabilidade de até 10 anos e eficácia de cerca de 98%, e pode ser usado em qualquer idade.

LAQUEADURA TUBÁRIA

A Laqueadura Tubária é um contraceptivo feminino de esterilização, definitivo, caracterizado pelo corte ou ligamento cirúrgico das trompas. Desse modo, não há como ocorrer o encontro do óvulo com o espermatozoide, evitando, assim, a fecundação. É um procedimento bastante seguro, com eficácia de 99%.

VASECTOMIA

A Vasectomia é um método contraceptivo masculino de esterilização definitivo. Trata-se de um procedimento cirúrgico simples, que corta os canais deferentes, impedindo, assim, novas concepções. A Vasectomia é o método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe e está entre as opções mais seguras para o planejamento familiar. Não provoca distúrbios de ereção, pois não interfere na produção de hormônios masculinos, nem no desempenho sexual. Apenas torna o homem estéril.