Com a palavra nosso Corpo Clínico

Dicas de Saúde – Endomentriose

Quais os exames feitos para diagnosticar a endometriose?

Os exames mais comuns são a ressonância magnética, uma ultrassonografia para investigação de endometriose profunda, que é uma ultrassonografia que precisa de um preparo intestinal, ou a Vídeolaparoscopia.

Os sintomas da endometriose podem ser confundidos e, com isso, retardar o diagnóstico da doença?

Os sintomas são simples e típicos. O que acontece é que, na maioria das vezes, os sintomas são pouco valorizados por serem subjetivos e aí o profissional retarda a investigação da doença por não dar o valor devido. Outro fator é que, apesar dos fatores serem típicos, o diagnóstico de certeza é muito difícil, pois para se ter a certeza diagnóstica são necessários exames de alto custo ou invasivos e feito por profissionais extremamente especializados.

Como diferenciar uma cólica normal de uma dor característica da endometriose?

Infelizmente não temos como diferenciar. Primeiro porque de cada 10 mulheres com endometriose, três não se queixam de dor e às vezes o único sintoma pode ser a incapacidade de engravidar. Segundo, porque nenhuma dor é normal. Portanto, se você tem uma cólica menstrual esse pode ser o seu sintoma inicial da doença.

A endometriose tem alguma relação com hereditariedade?

Sim, existe um componente hereditário. Estudos científicos mostram a associação familiar, com risco 10 vezes maior de desenvolvimento em mulheres com parentes de primeiro grau afetadas pela doença. Outra observação é de que gêmeas idênticas, a possibilidade de a irmã ter endometriose é maior do que em gêmeas não idênticas. Porém, a associação não é de 100%, o que fala a favor de outros fatores envolvidos. Essa observação leva a refletir que a nossa saúde é resultado da genética, dos nossos hábitos e dos nossos pensamentos.

A mulher pode desenvolver a endometriose em qualquer idade?

Não. A endometriose só acontece depois da primeira menstruação, mas pode demorar algum tempo para ela se desenvolver, sendo que a maior parte dos diagnósticos são dados quando a mulher tem entre 25 e 30 anos. Mas, as meninas estão menstruando cada vez mais cedo e isso é um problema, pois o diagnóstico de endometriose em adolescentes vem aumentando muito.

Saiba mais sobre a Endomentriose assistindo os vídeos abaixo:

O que é Endomentriose?

Como é feita a prevenção da Endomentriose?

Como é feito o diagnóstico da Endometriose?

Qual é o tratamento da Endometriose?

Qual o tratamento para a mulher com Endometriose engravidar?

Dr. Alan Coutinho
Ginecologia e Obstetrícia